terça-feira, 3 de março de 2009

O outro texto da matéria

Oferecer a opção de produtos on-line ajuda tanto noivos como convidados


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se a lista de presentes é um passo para facilitar a agenda já atribulada de muitas noivas, ajudar os convidados nunca é má ideia. Para tanto, uma dica é procurar por lojas que ofereçam listas on-line.

Vera Simão, consultora e assessora de eventos, diz que essa moda veio para ficar. "As listas de casamento eletrônicas estão se tornando um "hit" aqui no Brasil, e a tendência é que esse mercado cresça muito", aposta.

Os noivos acompanham dia a dia, pelo site, os presentes que já ganharam -e quem os deu.

Também para facilitar a vida dos presenteadores, a professora do curso Casar do Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Vanda Mazza sugere a escolha de presentes de várias faixas de preço.

Isso evita que quem deixou para comprar de última hora só encontre os itens mais caros.

Outra questão que deixa dúvidas sobre a reação dos convidados é que tipo de produto listar. Sobre obras de arte, por exemplo, Simão é categórica."Pode pedir sem culpa. Na Europa e nos Estados Unidos as listas estão muito amplas, com eletroeletrônicos, viagens, móveis, objetos de decoração."

Até os itens de enxoval se modernizaram. "Ninguém mais tem inúmeros jogos de cama, por exemplo. A preferência é ter poucos e trocar sempre", compara Wilma Tavares, da Marlene Enxovais.

Trocas

Para quem procura por itens diferentes, como dias de spa, obras de arte e passagens aéreas, uma opção é o site www.listaperfeita.com.br. Os noivos trocam 100% dos créditos recebidos em qualquer um dos 29 locais conveniados.

"Evitamos os presentes repetidos, o fato de a pessoa ficar presa às lojas escolhidas e também o atendimento nem sempre caloroso das vendedoras na hora de trocar os presentes, fora o tempo perdido ao fazer tudo isso", explica Sandra Zlotagora Pessini, sócia do site.

Nem foi a "falta de calor" o que irritou a recém-casada e cientista política Geraldine di Lucca, 24, ao trocar presentes em uma rede de eletrônicos."Queríamos trocá-los por uma lavadora de roupa. Só conseguimos a máquina depois de mais de quatro horas explicando nossos créditos", relata.

"Já em casa, a vendedora ligou dizendo que "havia somado errado" nossos presentes e que devíamos R$ 300 para a loja.

"Duas semanas depois -e com um desfalque negociado de R$ 150-, o casal finalmente conseguiu sua lavadora. Mas não é sempre tão difícil efetuar trocas: muitas lojas pedem apenas que os clientes marquem hora com antecedência.

Em geral, elas oferecem até dois meses após a festa de casamento para que sejam efetuadas as trocas. Também pode ocorrer, nesse momento, o resgate dos bônus oferecidos. (MD)

2 comentários:

☆ Karina e Rodrigo ☆ disse...

oii td bm?

to adorando conversar com vc...

quero ser entrevistada tbm, rsrsrsrsrs

beijos!!!

☆ Karina e Rodrigo ☆ disse...

ahh qto ao nosso querido reggae, vai ficar fantastico!

Is this love, is this love!!!

rsrsr

bjos!