terça-feira, 3 de março de 2009

LISTA DE PRESENTES!

Meninas

No último domingo, saiu uma matéria minha no caderno de Construção da Folha de S.Paulo, sobre como fazer a lista de presentes.

Transcrevi aqui no blog para vocês lerem!

beijoss



Consulte a lista

Ao escolher lojas de presentes de casamento, limites para troca e bônus sobre compras devem ser considerados

Eduardo Anzielli/ Folha Imagem

Fernando e Aline Gorzin trocaram presentes repetidos por uma lavadora
MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Se maio é tradicionalmente o mês das noivas, é em março que começa a correria da entrega dos convites. E, com eles, vai aquele pequenino cartão com o nome das lojas onde estão as listas de presentes do casal.
A ideia inicial é simples: os noivos elencam o que desejam ter na futura casa. Assim, os convidados não erram no presente, e os recém-casados ganham o que de fato necessitam.
Mas fazer isso de maneira organizada requer até uma mãozinha profissional. Há locais que oferecem auxílio especializado aos noivos, como as lojas Mickey e o Espaço Santa Helena, onde uma equipe treinada ajuda a montar a lista -sem custo adicional.
Renato Bernardo, consultor de estilo e decoração do Espaço Santa Helena, explica que não há mais lista pronta de presentes: "Hoje o mais importante é conhecer o jeito do casal, saber como gosta de receber amigos. Se é mais informal, pedem-se mais [objetos de] inox, peças com design diferenciado."
Variações
Autora do site www.bemcasadas.com, Constance Zahn, especialista no tema, sugere que a noiva não saia por aí registrando seus desejos em várias lojas diferentes. "Três locais são mais do que o suficiente para abranger o necessário para montar a casa.
"Dessas três modalidades de loja, cada uma tem seu papel: "Uma básica, que tenha de tudo; outra para decoração, e uma para eletroeletrônicos".
Na hora da escolha, é preciso lembrar que há variações de preço do mesmo produto de uma loja para outra; é recomendável fazer uma pesquisa prévia para checar diferenças.Outro aspecto a ser considerado é o bônus que alguns estabelecimentos oferecem -chega a 10% sobre o valor total gasto pelos convidados; os recém-casados ganham essa porcentagem em produtos.
Mudam também a porcentagem de itens que pode ser trocada depois do casamento -alguns locais aceitam 100% de substituições- e o prazo máximo para fazer essas trocas.
Estratégia
No caso da publicitária recém-casada Aline Gorzin, 23, a possibilidade das trocas foi estratégica. Ela escolheu duas lojas para sua lista: Fast Shop, de eletroeletrônicos, e Preçolândia, de itens para a casa.
Sabendo que muitos convidados iriam gastar em média R$ 100 em presentes, Gorzin listou produtos repetidos para que pudesse trocá-los depois.
"Sabia que algo mais caro, como a secadora de roupas, seria difícil de ganhar. Então, troquei o que estava repetido pela secadora e por outros itens, como um pedestal para o "home theater'", relata a publicitária.
Outro lado dessa moeda acontece quando convidados se reúnem para oferecer um item mais caro. "Isso acontece cada vez mais e acho que não tem problema algum. Aliás, é até bem legal para quem vai receber o presente", observa Zahn.

(ah, na foto é sim nossa amiga e fofa Noiva Aline!!!!)

6 comentários:

Aline M. Z. disse...

Ahhhhhhhhhhhh

Amei amei amei, estou tão feliz te ter sido entrevistada por vc ;-)

Estou mega famosa agora, aqui na empresa até quem não me conhecia direito veio comentar que me viu no jornal e ainda completam... Nossa, vc é casada?! rsrsrs

Mari vc é mega fofa!

Bjinhos

Fernanda Floret disse...

Adorei, que chique!
Quero ir no encontrinho sim, vamos nos conhecer? beijo grande!

Patty Ribeiro disse...

Adorei a matéria Mari!!

Dicas excelentes para uma marinheira de primeirissima viagem!!

Bjs

Mariana Bicalho disse...

Mari, muito chique vc!
Ficou muito legal a matéria.
Bjo.

Casa Comigo disse...

Parabéns!!! Ficou demais o texto...tá no caminho certo hehehe!!!

Bjo!!!

Unknown disse...

nossa, adorei a foto e só no fim vi que era sua amiga... aí entendi pq gostei do astral... a foto tá linda e a matéria bacana... sou super a favor de juntar forças para presentes de casamento!!! hahahahahahaha